Até que ponto a reforma da Lei de Imigração é necessária?

Até que ponto a reforma da Lei de Imigração é necessária?

 

 

Alguns políticos canadenses e outras figuras públicas que dividem a mesma opinião do Ministro de Imigração Jason Kennedy são alvos de muitas críticas por suas idéias e esforços para resolver os problemas de imigração que a nação vêm sofrendo nos últimos anos.

 

Muitos canadenses concordam que a reforma na lei de imigração é necessária. O Canadá por muito tempo adotou a política de “portas abertas” para o pedido de refúgio o que beneficiou a vida de muitos. Mas isso gerou um problema, pois com o aumento de imigrantes no país gerou uma lista de espera muito longa.

 

Várias organizações como a Immigration Bar são conhecidas por lutar contra a reforma do projeto de imigração e extremos casos de abusos na lei vigente. Esses grupos estão fazendo o possível para acusar a parte consertiva do governo pela lentidão no proecsso de imigração. O Canadá está sentindo os mesmos problemas que os Estados Unidos estão sofrendo com uma inadequada reforma da lei de imigração.

 

A lei do estado do Arizona garante aos policiais o direito de requerir dos cidadãos, documentos que comprovem seus “status imigratório”, ou seja, eles exigem que a pessoa prove ser cidadã americana ou não. Também foi conferido aos policiais o poder de prender qualquer cidadão que eles desconfiem estar “ilegal” no país. Se essa pessoa cometeu qualquer ofensa pública, ela pode ser deportada dos Estados Unidos.

 

Essa lei está sendo encarada com caráter racista, vez que a maioria dos imigrantes irregulares no Arizona são mexicanos (em outras palavras os policiais estão lidando principalmente com Hispanos). A polícia, querendo ou não, tem focado sua ação contra a comunidade latina desse estado. Quase 2 milhões de hispanos, que vivem no Arizona, estão legais e em algum ponto de sua vida serão obrigados a provarem sua legalidade, enquanto as pessoas de outras etnias não terão de provar sua legalidade somente deverão apresentar a carteira de motorista (driver licence).

 

Essa lei de imigração do Arizona pode servir de exemplo para os canadenses, pois o mesmo pode acontecer com a futura reforma da lei de imigração se não for efetuada de forma concisa e ponderada.

 

Nós no Canadá podemos nos sentir com sorte por não termos nenhuma lei nesse sentido, onde há um preconceito quanto à etnia do cidadão e há um aumento no índice de crimes cometidos por determinados grupos ou facções. A maioria dos imigrantes que entram no Canadá estão com seus documentos em ordem e são benvindos ao país. Esses imigrantes são trabalhadores árduos, capazes de trazer novas idéias e inovações ao país.

 

A reforma da lei de imigração deve proteger as fronteiras do país agora, antes que o Canadá enfrente os mesmos problemas que estados como o do Arizona, Califórnia, Texas e outros deparam todos os dias.

 

 

Se você gostaria de ter uma avaliação preliminar do seu caso, entre em contato com Nelson Lisboa no escritório da Pace Law Firm, e-mail nlisboa@pacelawfirm.com ou ligue para 647-789-1961 / 416-560-1464 (Toronto) e (11) 4040-4423 (Brasil). Representamos clientes em todo o Canadá e internacionalmente, Visite e clique em curtir na nossa página no Facebook http://www.facebook.com/ImigracaoParaBrasileiros.

 

 

Até breve.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s