Imigração Canadense reabre o Programa Federal Skilled Worker

Imigração Canadense reabre o Programa Federal Skilled Worker

O Programa Federal Skilled Worker (FSWP) seleciona imigrantes com base em sua capacidade profissional em obter sucesso econômico no Canadá. Depois de atender aos requisitos de elegibilidade, os candidatos são avaliados de acordo com os critérios de selecção, também conhecido como o points grid. O total são 100 pontos, distribuídos em habilidades linguísticas oficiais, idade, escolaridade, experiência profissional, emprego já arranjado no Canadá e adaptabilidade. A marca de aprovação atual é de 67.

Depois de uma revisão minuciosa, uma ampla avaliação do programa entre as partes interessadas, além de consultas públicas e pesquisa das melhores práticas em outros países que recebem imigrantes, melhorias no FSWP foram anunciados em dezembro de 2012, que entrão em vigor no próximo dia 4 de maio de 2013.

O programa estava congelado desde 1 º de julho de 2012, onde não foram mais aceitas, exceto para aqueles com uma oferta de emprego de qualificação e aqueles que completaram um programa de doutorado no Canadá. O programa será restabelecido em 4 de maio de 2013.

O CIC somente irá aceitar candidaturas para as 24 ocupações elegíveis em 04 de maio de 2013, até lá os candidatos já podem começar a se preparar, como: Testes de linguagem e avaliação de credenciais de ensino estrangeiras (validação de diploma). O processo de candidatura completo, com os novos critérios de seleção, estará disponível no site da CIC somente em 04 de maio de 2013.

Todas as pessoas que estão pensando em aplicar a partir de 04 de maio devem estar cientes que, se a sua aplicação não atender aos novos critérios, ele não será processado. O potencial requerente deve garantir que ele cumpra, pelo menos, um dos seguintes requisitos:

  • Pelo menos um ano de experiência de trabalho contínuo em uma das 24 ocupações elegíveis;

  • Possuir uma oferta de trabalho (Arranged Employment);

  • Ou que tenha completado o programa de PHd no Canadá;

Além de atender pelo menos um dos requisitos acima, o candidato deve atender ao limite mínimo de proficiência e obter a avaliação credencial educacional (validação de diploma).

Lista de Ocupações Disponíveis

O fluxo de profissões elegíveis terão um limite máximo global de 5.000 novas aplicações e sub-caps de 300 aplicações em cada uma das 24 ocupações da lista.

Ocupações elegíveis (com seu correspondente Código Nacional de Classificação de Ocupação de 2011):

  • 0211 Engineering managers

  • 1112 Financial and investment analysts

  • 2113 Geoscientists and oceanographers

  • 2131 Civil engineers

  • 2132 Mechanical engineers

  • 2134 Chemical engineers

  • 2143 Mining engineers

  • 2144 Geological engineers

  • 2145 Petroleum engineers

  • 2146 Aerospace engineers

  • 2147 Computer engineers (except software engineers/designers)

  • 2154 Land surveyors

  • 2174 Computer programmers and interactive media developers

  • 2243 Industrial instrument technicians and mechanics

  • 2263 Inspectors in public and environmental health and occupational health and safety

  • 3141 Audiologists and speech-language pathologists

  • 3142 Physiotherapists

  • 3143 Occupational Therapists

  • 3211 Medical laboratory technologists

  • 3212 Medical laboratory technicians and pathologists’ assistants

  • 3214 Respiratory therapists, clinical perfusionists and cardiopulmonary technologists

  • 3215 Medical radiation technologists

  • 3216 Medical sonographers

  • 3217 Cardiology technicians and electrophysiological diagnostic technologists, n.e.c. (not elsewhere classified)

Proficiência nas Línguas Oficiais do País

Todos os candidatos interassados em aplicar para o FSWP devem, primeiro, determinar se satisfazem o novo limite mínimo de proficiência:Canadian Language Benchmark (CLB) 7 ou Niveaux de compétence linguistique Canadiens (NCLC) 7, em todas as quatro habilidades (ouvir, falar, ler e escrever). Para comprovar proficiência na língua, o candidato deve fazer um teste de idioma a partir de uma organização designada pelo Ministro e apresentar o seu relatório de ensaio, juntamente com a sua aplicação à CIC.

Os resultados dos testes de idioma serão aceitos pela CIC por até dois anos a partir da data em que foram emitidos pela organização designada.

CIC- Organizações de teste de idioma designado incluem: Canadian English Language Proficiency Index Program (CELPIP), English Language Testing System International (IELTS), e Teste d’Evaluation de Français (TEF).

Cada teste possui uma pontuação. Aqui estão as pontuações: Canadian Language Benchmark (CLB) 7 ou Niveaux de Compétence Linguistique Canadiens (NCLC) 7 ou superior:

Inglês

Canadian English Language Proficiency Index Program (CELPIP)

O candidato ao FSWP deve atingir pelo menos 4L no teste, em cada uma das quatro habilidades para atingir o limite mínimo de linguagem.

A pontuação de 4L no teste CELPIP-Geral corresponde a CLB 7. A pontuação de 4H corresponde a CLB 8, e uma pontuação de 5 ou mais corresponde a CLB 9 ou superior.

English Language Testing System International (IELTS)

O candidato ao FSWP deve marcar pelo menos 6,0 no teste IELTS, em cada uma das quatro habilidades para atender o limite mínimo linguagem de CLB 7.

Francês

Teste d’Evaluation de Français (TEF)

O candidato ao FSWP deve marcar pelo menos 206 em leitura, 248 em ouvir, e 309, na falar e escrita sobre o TEF, para atender ao limite mínimo de linguagem de NCLC 7.

Emprego Arranjado (Arranged Employment)

Anteriormente, os empregadores realizavam a solicitação do Arranged Employment Opinion(AEO) ao Departamento de Human Resources Skills Development Canada quando eles tinham o interesse em contratar um estrangeiro por um período indeterminado e apoiar a candidatura de seu empregado para a residência permanente por meio do FSWP.

A partir do dia 04 de maio de 2013, CIC deixará de aceitar AEOs em apoio à um pedido FSWP. Em vez disso, será feito por meio de Labour Market Opinion.

Avaliação Credencial Educacional (ECA)

Outra importante mudança que entra em vigor em 4 de maio de 2013, é a introdução da Avaliação Credencial Educacional (ECA). Os candidatos em potencial podem iniciar o processo de obtenção de uma ECA antes de 04 de maio, caso eles estejam planejando apresentar esta.

Os candidatos que têm credenciais educacionais canadenses não precisam obter um ECA, a menos que eles também apresentem uma credencial de ensino estrangeiro em apoio do seu pedido.

O ECA vai ajudar a determinar se a credencial de ensino estrangeiro é autêntico e equivalente a uma credencial concluída no Canadá. Para os potenciais candidatos, o ECA pode proporcionar uma compreensão real de como as suas credenciais de ensino estrangeiras deverão ser reconhecidos no Canadá.

A partir de 17 de abril de 2013, quatro organizações foram designados pelo Ministro de fornecer relatórios ECA para fins de imigração para o Canadá sob o FSWP. Outras organizações podem ser designadas pelo CIC no futuro.

As organizações designadas são:

O Conselho de Medicina do Canadá foi designado apenas para os principais candidatos que pretendem aplicar como médico especialista (2011 Classificação Nacional Ocupação código [NOC] 3111) ou médico/médico de família em geral (2011 Código NOC 3112) como sua principal ocupação na aplicação do FSWP. Os código NOC 3111/3112 não estão na lista de profissões elegíveis que entra em vigor neste 4 de maio, por isso só afetará os candidatos sob o fluxo de PhD ou com uma oferta de emprego de qualificação com base nesses códigos NOC.

Os candidatos devem contactar as organizações designadas diretamente para mais informações sobre os requisitos de documentação, tempos e taxas de processamento.

O CIC só aceitará relatórios ECA emitidas após a data em que a organização foi autorizada pelo CIC a fornecer relatórios do ECA para fins de imigração (ou seja, 17 de abril de 2013). Um relatório do ECA será válido para fins de imigração por 5 anos, a partir da data em que foi emitido pelo organismo designado.

Se você gostaria de ter uma avaliação preliminar do seu caso, entre em contato com Nelson Lisboa, e-mail nlisboa@brxgroup.ca ou ligue para 416-560-1464 (Toronto) e (11) 4040-4423 (Brasil). Representamos clientes em todo o Canadá e internacionalmente, Visite e clique em curtir na nossa página no Facebook https://www.facebook.com/InvestorServicesAndImmigration.

Até Breve.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s