Trabalhos Voluntarios no Canada

Tenha cuidado com Trabalhos Voluntários sem o visto de trabalho no Canadá

Eu tenho sido abordado inúmeras vezes por visitantes do Canadá perguntando se eles podem trabalhar ou não sem uma autorização de trabalho. Às vezes, essas situações envolvem uma troca de bens ou serviços (mas não dinheiro).

É uma idéia muito ruim na maioria dos casos.

Eu vou discutir um caso, um exemplo onde tentando-se de evitar o sistema de autorização de trabalho levou a resultados desastrosos.

Neste caso, o Sr. X entrou no Canadá vindo do seu país de origem com um visto de estudante válido. Ele começou a estudar em uma faculdade em Burlington, Ontario. É importante notar que o visto de estudante proibe qualquer tipo de emprego.

Um indivíduo na escola do Sr. X, o viu trabalhando em uma concessionária Ford e o denunciou às autoridades competentes. O Sr. X foi detido e teve uma audiência preliminar para determinar se ele poderia ou não ficar no Canadá.

Se estes fossem os únicos fatos, este caso seria bastante simples.

No entanto, o Sr. X não estava sendo pago. Ele não recebeu nada em troca pela sua prestação de serviço. Em vez disso, a concessionária Ford estava anotando todas suas horas, e eles concordaram que o Sr. X seria pago por seus serviços após a aquisição da autorização de trabalho num futuro próximo.

Em essência, ele estava oferecendo o seu tempo.

O Tribunal, neste caso, descobriu que o Sr. X estava violado as condições de sua permissão de estudo.

Não importou o fato de que ele não estava sendo pago. O Tribunal considerou que o Sr. X estava envolvido em um “exercício de uma atividade em concorrência direta com as atividades dos cidadáos canadenses e residentes permanentes no mercado de trabalho canadense.”

Em outras palavras, as ações de trabalho (até mesmo o trabalho gratuito) competiu com a capacidade de trabalho dos cidadãos e residentes permanentes, o que é proibido pela Lei de Proteção de Imigração e Refugiados.

O Sr. X teve sua ordem de deportação emitida para deixar o Canadá.

Dicas úteis sobre o voluntariado no Canadá sem uma autorização de trabalho

Então como é que um residente temporário, sem a autorização de trabalho pode realizar trabalho voluntário no Canadá? É melhor que essa pessoa procure aconselhamento jurídico por que cada casao é um caso.

No entanto, aqui estão algumas diretrizes gerais:

Se o trabalho em questáo é normalmente um cargo remunerado, não se voluntarie para ele.

Por exemplo, se você é um contador ou programador de computador, você não deveria normalmente oferecer essas habilidades como voluntário, haja vista essas posições serem pagas.

Lavador de pratos em uma cozinha de restaurante? Isso não é normalmente um cargo remunerado e, provavelmente, sob regras estipuladas.

Se o trabalho não é remunerado, mas geralmente leva a uma posição paga, não voluntarie para ele.

Há algumas profissões que as pessoas normalmente aceitam com a expectativa de que estas levem a cargos remunerados. Alguns estágios ou outros cargos de formação talvez não sejam pagos, mas eles podem ser considerados como “em concorrência direta” com os do mercado de trabalho canadense.

Não tente inventar esquemas inteligentes para o pagamento da prestação de trabalho.

No caso em questão, o Sr. X e a concessionária Ford assumiram o fato de que tinham evitado a exigência de autorização de trabalho, não efetuando o pagamento até que o Sr. X obtenha a autorização de trabalho.

O Tribunal não aceitou esse procedimento. O pagamento não é questão fundamental, mas está interferindo com a capacidade de prstação de trabalho e remuneração pelo serviçp prestado. Assim, qualquer tipo de pagamento alternativo ou esquema de permuta não deve funcionar nunca.

Se você gostaria de ter uma avaliação preliminar do seu caso, entre em contato com Nelson Lisboa, e-mail info@brxgroup.ca ou ligue para 416-560-1464 (Toronto). Representamos clientes em todo o Canadá e internacionalmente, Visite e clique em curtir na nossa página no Facebook https://www.facebook.com/InvestorServicesAndImmigration.

Até Breve.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s