Imigre para o Canadá sem precisar de uma oferta de emprego

Imigre para o Canadá sem precisar de uma oferta de emprego

A província de Nova Scotia divulgou recentemente um dos mais atraentes programas de imigração para o Canadá.

Nos últimos anos a imigração Canadense tem focado cada vez mais em candidatos que já possuem uma oferta de emprego ou ainda alguma experiência prévia de trabalho no país. A mais nova categoria de imigração da província de Nova Scotia, chamada de “Regional Labour Market Demand”, pretende dar oportunidade para aqueles que não se enquadram nos requisitos mencionados acima.

Profissões na área de Saúde, Tecnologia e Trabalhadores Técnicos formam grande parte da lista de profissões em demanda no novo processo oferecido por Nova Scotia.

Esta é uma ótima oportunidade os queridos leitores. Por esse motivo, eu escrevo de forma detalhada – passando o máximo de informações possíveis a respeito dessa nova oportunidade.

A estratégia que a província está utilizando (por não exigir uma oferta de emprego) é de aplicar alguns dos critérios utilizados em outros programas de imigração, como por exemplo: procurar por profissionais formados e com experiência em áreas de demanda na província; exigir nível mínimo de inglês / francês e limitar a idade do candidato. Além desses fatores é também necessário que o candidato tenha um plano claro sobre como irá se estabelecer na província.

Conforme já mencionado em outros artigos, as províncias “menos populares” tendem a criar programas de imigração mais atraentes, para chamar a atenção daqueles que não conseguem atender às exigências de províncias mais “desejadas”, tais como British Columbia, Ontario e Alberta. O novo processo de Nova Scotia é mais um bom exemplo disso.

Como se qualificar para o “Regional Labour Market Demand”?

  • Fator Idade: O candidato precisa ter entre 21 e 55 anos.
  • Fator Idioma: Você precisa comprovar proficiência no Inglês (ou francês) obtendo o nível mínimo de CLB 5 (requerimento mais baixo do que o processo federal e o parte do Canadian Experience Class) – No último censo realizado na província o inglês foi indicado como primeira língua por mais de 94% da população de Nova Scotia.
  • Fator Dinheiro: você precisa comprovar ter dinheiro suficiente para se estabelecer em Nova Scotia nos primeiros meses após a sua chegada (exemplo: família de 3 pessoas por volta de CAD$ 17 mil e uma família de 4 pessoas CAD$ 20.000. Este dinheiro não pode ser emprestado (parente, amigo ou banco) e precisa estar disponível em sua conta bancária no Brasil).
  • Fator Educação: você precisa ter colegial completo e educação superior na área em demanda na qual esteja aplicando. O período de estudo na área precisa ser de pelo menos 1 ano.
  • Fator Experiência Profissional (NOC 0, A ou B): a profissão do candidato precisa estar na lista de profissões em demanda (veja lista oficial abaixo) e você precisa ter pelo menos 2 anos de experiência nesta área de atuação. Importante: se você não sabe o que é o ‘NOC’, clique aqui para assistir o vídeo tutorial que eu fiz no ano passado.
  • Demonstrar que você tem condições de se estabelecer economicamente na província

 

Plano para se estabelecer na Província (“Settlement Plan”).

Esta é uma das partes mais importantes da aplicação onde precisa-se demonstrar para o governo da província que você terá condições de se adaptar e se estabelecer economicamente em Nova Scotia. Esta parte é chamada de “Settlement Plan” e vai exigir que você pesquise sobre a província e mostre que Nova Scotia pode ser sua nova casa

Analisando o guia oficial do “Regional Labour Market Demand” separamos as perguntas mais importantes que você precisa saber e responder para o momento da sua aplicação. Segue abaixo a tradução e comentários dos itens mais importantes:

 

Pergunta: A sua profissão é regulamentada em Nova Scotia? Em caso afirmativo, quais providências você já tomou ou irá tomar para atender aos requisitos para trabalhar em sua ocupação?

Comentário: Esta questão é fundamental para os profissionais que atuam em profissões regulamentadas no Canadá.

 

Você vai precisar demonstrar que conhece o processo de regulamentação da sua profissão, já começou a se informar sobre essa questão e sabe o que precisa fazer para obter as credenciais necessárias.

 

Pergunta: Caso a sua profissão seja regulamentada, você tem condições de iniciar o processo de regulamentação antes de chegar em Nova Scotia? Caso sua resposta seja positiva, liste quais os passos que você vai tomar para iniciar esse processo antes da sua chegada.

Comentário: Para uma grande parte das profissões regulamentadas você só vai poder completar o processo estando no Canadá (ex: realizar uma prova e/ou entrevista).

 

Neste caso eles querem saber se você está pronto para iniciar esse processo ainda estando no Brasil. Ex: tradução juramentada dos documentos, validação do seu diploma (etapa semelhante a do processo federal), obter os documentos necessários, contactar o orgão que regula a profissão etc.

Você precisa pesquisar sobre a sua profissão (como mostrei no vídeo acima) e saber o que pode ser feito agora e o que será feito depois da sua chegada.

 

Pergunta: Se a sua ocupação for regulamentada, qual ocupação não regulamentada relacionada a sua área que você pode começar a trabalhar desde o início? O que você já fez e vai fazer para garantir um sucesso na sua busca por emprego nesta ocupação?

Comentário: O processo para obter licença em uma profissão regulamentada pode levar um tempo e o governo precisa saber se você está preparado(a) para exercer algo relacionado na área para que não fique parado(a) sem fazer nada

 

Existem diversas profissões não regulamentadas que são relacionadas a profissões regulamentadas. Por exemplo: Enfermagem é regulamentada mas ajudante de enfermagem não é (Nurse Aides). Nesta caso o governo quer saber se você está preparado(a) para trabalhar nessas profissões enquanto aguarda a regulamentação na sua principal ocupação.

 

Pergunta: Se a sua profissão não for regulamentada, o que você já fez e/ou vai fazer para sucesso na sua busca por emprego? 

Comentário: Obter uma oferta de emprego para esse processo de imigração não é um requisito obrigatório mas estar preparado(a) para o mercado de trabalho é extremamente importante. É exatamente nesta etapa onde eu posso mais te ajudar. Ter um sucesso na busca por emprego é fundamental em qualquer etapa do seu “Plano Canadá” (e qualquer outro processo de Imigração) e foi por isso que eu criei o Guia de Emprego no Canadá em nossa Área VIP. Para saber mais detalhes sobre esse conteúdo.

 

Pergunta: Liste pelo menos 3 motivos pelo qual você está escolhendo Nova Scotia como seu destino de Imigração para o Canadá.

Comentário: Essa questão (e as próximas duas) vai exigir que você pesquise sobre Nova Scotia (o que não será uma tarefa chata). O que o governo quer evitar aqui é que você não esteja planejando apenas “usar” Nova Scotia para entrar no Canadá e depois sumir da província.

 

Pesquise sobre as cidades, clima, educação, turismo, economia etc.

 

Pergunta: Informe a cidade e região em Nova Scotia onde você pretende morar. Forneça pelo menos 2 razões pela qual você escolheu essa região.

Comentário: Caso você escolha a região de Halifax (por exemplo) pesquise sobre a cidade e fale sobre os motivos pelo qual você escolheu a capital da província (se baseando em estilo/qualidade de vida, oportunidades de emprego, características da cidade etc).

 

Pergunta: Você pesquisou sobre os serviços e infra-estrutura para você e sua família na regiões onde pretende morar em Nova Scotia (ex: escolas, shopping, parques etc)

Comentário: Como qualquer futuro imigrante, você quer saber onde vai morar, quais são os serviços disponíveis, escola onde você quer colocar seu filho(a) para estudar, parques na região e quais shoppings que você vai gastar seus dólares canadenses.

 

Como funciona o processo.

Se você acredita que é um candidato para Imigrar para Nova Scotia e está pronto(a) para iniciar seu processo, entre em contato para que possamos preencher os documentos necessários.

Dica: As vagas são limitadas, “First come, first serve”.

Após o envio dos documentos os oficiais irão revisar a sua aplicação e caso seja necessário uma entrevista, será preciso que você faça uma viajem para Nova Scotia para uma “exploratory visit” e a entrevista com o oficial.

 

Nota: Ainda não consegui obter uma informação oficial a respeito de cotas (total e já utilizadas) sobre esse processo. Caso as cotas estiverem esgotadas no momento em que você estiver lendo este artigo, entre em contato para que possamos te ajudar na com antecedência na reabertura de novas vagas.

 

Uma vez aprovado pela província, você vai receber uma confirmação oficial pelo correio e basta anexar este documento na sua aplicação para a etapa final do governo federal (obs: não estou falando do processo federal Skilled Worker. Quem finaliza os processos de imigração é um setor do governo federal mesmo que tenha se iniciado e aprovado por uma província).

 

Imigrar para o Canadá é um processo trabalhoso, seja através de um processo provincial como este, o Canadian Experience ou processo federal. Cada um tem sua dificuldade e vai exigir dedicação e foco seu durante o processo.

 

Sobre a província:

Nova Scotia é “quase” uma ilha e é a segunda menor província do Canadá – com quase 1 milhão de habitantes – e está localizada na costa leste do Canadá. A capital Halifax tem aproximadamente 400 mil habitantes e em seguida vem a cidade de Cape Breton com 105 mil habitantes. Caso você esteja procurando por uma cidade menor ainda pesquise por Kings County (60 Mil) ou Colchester (50 Mil).

Teaser Canada Green Pass Program

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s